Fiz bariátrica. E agora?

A cirurgia bariátrica consiste na redução do estômago, alterando a anatomia original do órgão, reduzindo sua capacidade de receber alimentos. Para que isso seja realidade, trouxemos alguns cuidados e a importância do acompanhamento após cirurgia bariátrica, fatores fundamentais para o sucesso. Uma vez que o objetivo é conquistar saúde, qualidade de vida e ter um resultado bom e duradouro.

Independente do procedimento escolhido, a bariátrica estimula uma grande perda de peso e traz benefícios no tratamento de outras doenças crônicas, diretamente relacionadas à obesidade, como por exemplo o diabetes e hipertensão. Mas o complexo procedimento não é milagroso e deve vir acompanhado de uma série de mudanças de hábitos para atingir e manter os resultados esperados.

 

Cuidados-e-acompanhamento-apos-cirurgia-bariatrica-lifelev

Dieta pós-operatório

A importância do acompanhamento médico inicia na preocupação com a cicatrização das incisões feitas nos procedimentos considerados invasivos. O paciente deve repousar para que os cortes se fechem de forma adequada. No início é difícil saber conciliar a hidratação e nutrição adequada para um estômago que passou por uma redução. A quantidade de água ingerida por uma vez deve ser bem pequena, especialistas aconselham 50 mL. E de copo em copo chegar à quantidade recomendada normalmente, de 2 a 3 litros. 

Outro cuidado importante é a dieta líquida, por cerca de 15 dias, passando posteriormente para a dieta pastosa até que o paciente seja liberado para a dieta sólida. Em suma, essa fase demora 30 dias, mas pode variar de pessoa para pessoa. Não é recomendado que grandes esforços sejam feitos, mas é importante manter-se ativo e as leves caminhadas são uma boa pedida.

Cuidados e acompanhamentos importantes

Estudos apontam que a bariátrica pode acarretar em complicações como deficiência nutricional e síndrome de dumping. Essa síndrome é ocasionada pela passagem rápida, de alimentos com grande concentração de gordura e açúcares, pelo estômago para o intestino. Dentre seus sintomas estão fraqueza, náuseas e diarréia. 

Sendo assim, uma forma de evitar esse problema é evitando o consumo de carboidratos, açúcares, doces e alimentos gordurosos, além da ingestão de líquidos durante as refeições.

Após o procedimento, as mudanças no corpo não são somente estéticas. O organismo passa por muitas modificações com a indução da perda de peso. Independentemente do procedimento cirúrgico adotado, o acompanhamento nutricional após a cirurgia é fundamental para ajudar o corpo a processar e equilibrar todas as mudanças que estão acontecendo.

Os níveis de vitaminas e minerais também merecem atenção, já que após a cirurgia a absorção não é mais completa. Elas são essenciais para que o paciente não desenvolva problemas como anemia, fraqueza, dor muscular e óssea. Também podem ocorrer algumas alterações dermatológicas, seja por deficiência de nutrientes ou pelo excesso de pele. Respectivamente, elas podem causar queda de cabelo e ressecamento da pele e/ou dermatites e micoses. 

As mulheres exigem uma atenção maior, uma vez que a alteração de nutrientes pode acarretar em uma anemia, devido ao sangue perdido durante o período de menstruação. Alguns médicos inclusive aconselham a suspensão da menstruação com DIU ou anticoncepcional.

Especialistas ainda ressaltam que o sobrepeso pode ser consequência de uma série de questões psicológicas anteriores. Elas não vão simplesmente desaparecer com a cirurgia, por isso o acompanhamento psicológico é bastante recomendado.

Como nós podemos te ajudar?

Na clínica Lifelev contamos com o Dr. Antonio Celso Moraes, que além de já ter realizado mais de 3 mil cirurgias e procedimentos relacionados à obesidade, tem 17 anos de experiência na área. Não bastasse o conhecimento específico a respeito das cirurgias, ele buscou se especializar na boa recuperação endócrina e metabólica dos pacientes. Especialista em Nutrologia, também é professor de pós-graduação na área. 

Mas isso é apenas um dos indícios que mostram nosso preparo para receber você e atender da melhor maneira possível, com profissionais experientes no segmento. 

Entre em contato pelo Whatsapp e agende agora uma avaliação!

Deixe um Comentário