Balão Intragástrico

Balão Intragástrico

O que é Balão Intragástrico (BIB™)?
​É um balão de silicone, preenchido com soro e azul de metileno de 400 a 700ml, ocupando aproximadamente a metade do volume funcional do estômago.

Para quem é indicado o Balão Intragástrico (BIB™)?
O balão é ideal para pessoas que querem emagrecer de forma segura e saudável.

Suas principais indicações:
– para pacientes com IMC a partir de 28;
– para aqueles que não conseguem ou têm grande dificuldade de eliminar excesso de peso, já havendo tentado outros métodos de emagrecimento;
– para aqueles que não se adaptaram às fórmulas de emagrecimento;
– para aqueles que ganharam peso numa determinada fase da vida, mas que querem retomar hábitos saudáveis de alimentação;
– para aqueles que não querem submeter-se a procedimentos cirúrgicos para perda de peso.

O tratamento torna-se uma opção segura e eficaz ao combate do excesso de peso, ajudando a manter uma vida saudável, sem afastar-se das atividades do dia a dia.

Como é feita a colocação do Balão Intragástrico (BIB™)?
É colocado por endoscopia, permanecendo no estômago do paciente por um período de 6 meses, para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, resultando em menor ingestão de​​​ alimentos e auxiliando na reeducação alimentar e nas mudanças dos hábitos de vida.

Quais são os resultados esperados para quem colocou o Balão Intragástrico (BIB™)? Existem efeitos colaterais?
A colocação do Balão Intragástrico (BIB™) é eficiente para a perda e manutenção de peso, já que, ocupando um espaço no estômago, provoca uma sensação de saciedade precoce. Assim, a pessoa come bem menos e se sente satisfeita mais rapidamente.

Nunca houveram casos em que o balão tenha se rompido dentro do estômago de um paciente. Após a colocação do Balão Intragástrico, em alguns casos pode-se sentir o balão no estômago, mas depois de um curto período de tempo o paciente acostuma-se com a sensação, não tendo mais desconforto.

Quais são os cuidados necessários para quem colocou Balão Intragástrico (BIB™)?
É necessário que haja um acompanhamento multidisciplinar do paciente que passou pela colocação de Balão Intragástrico (BIB™). A equipe médica é que determinará a frequência desse acompanhamento.
Além disso, é necessário controlar a acidez do estômago durante o tratamento, com medicação específica indicada pelo médico que acompanha o tratamento.