Saudável e se sentindo bem – Cirurgia bariátrica, estética e saúde

O tema emagrecimento é constantemente associado à beleza. Entretanto existem várias formas de beleza e a sociedade em que vivemos hoje busca essa conscientização, ainda que ela não tenha sido atingida completamente. Antes de mais nada é importante diferenciar, cirurgia bariátrica, estética e saúde. Melhor que estar bonito, é ser saudável e se sentindo bem consigo mesmo independente como for. 

Há muitas pessoas que confundem a cirurgia bariátrica com um procedimento estético, entretanto ela é um tratamento contra a obesidade, diretamente atrelada à saúde. A busca por um padrão, imposto ou não pela sociedade, pode ser prejudicial à saúde física e mental de qualquer um.

Cirurgia bariátrica, estética e saúde - Lifelev

A obesidade é uma comorbidade grave e chega a deformar o corpo, o que muitas vezes só pode ser observado após uma grande perda de peso, como ocorre após a bariátrica. Pacientes operados que tinham um grau elevado da doença podem ter excesso de peles e flacidez. A partir disso cresce a procura por cirurgia plásticas para corrigir essas sequelas deixadas. 

Como ressalta a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), se as pessoas operassem precocemente, muitas delas não precisariam de plásticas para esse tipo de correção. 

Uma combinação de intervenções cirúrgicas pode ajudar o paciente a recuperar a silhueta que tinha antes da doença, removendo excesso de gorduras, agindo diretamente na auto-estima e na funcionalidade do corpo. Entretanto, a pessoa deve passar por avaliação médica para saber se está apta, e quando estará, para passar por um novo procedimento. 

Estética pós-bariátrica

Métodos invasivos

Uma vez que entendemos a importância de separar a questão da estética da saúde, a clínica Lifelev aponta algumas cirurgias que podem ser feitas após a bariátrica, todas elas com a intenção de retirar gordura e pele em excesso. São estas: 

- Abdominoplastia (Abdômen)

- Braquioplastia (Braço)

- Coxoplastia (Coxa)

- Lifting facial (remoção de flacidez e excesso de pele do rosto)

Métodos não-invasivos

Outros métodos também são recomendados para quem não tem condição física ou não deseja passar por cirurgia plástica ou até como uma forma de preparação para procedimentos invasivos. Dentre eles: 

Radiofrequência - O tratamento promove o aquecimento superficial e profundo da pele, elevando a uma temperatura em torno de 42 graus, com ondas eletromagnéticas. O calor causa um estímulo da produção de fibras colágenas e elásticas, aumento da circulação sanguínea, tratando e prevenindo a flacidez da pele. 

Ultrassom microfocado - Parecido com a radiofrequência, utiliza ondas ultrassônicas estimulando a pele da mesma forma. Uma sessão pode contar com 10.000 disparos atuando de forma pontual na camada mais profunda da derme. É utilizado, principalmente, na flacidez de face e pescoço.

Laser - A luz do laser infravermelha penetra profundamente na pele e, por isso, é capaz de estimular a produção de colágeno, elastina e outros componentes responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. 

Saúde

Como já abordado aqui no blog, a cirurgia bariátrica deve vir combinada de uma série de novos hábitos de saúde (conheça alguns). O acompanhamento médico multidisciplinar é imprescindível para atender a todas as necessidades e trazer benefício máximo ao paciente. Nutrólogo, nutricionista e psicólogo são muito importantes, mas outro profissional pouco mencionado que pode ser um grande aliado do paciente no pós-operatório é o fisioterapeuta. 

As diferentes áreas de atuação da fisioterapia, podem ajudar a prevenir complicações respiratórias, preparando a pele com fisioterapia dermato-funcional e fortalecendo músculos. Os fisioterapeutas como integrantes desta equipe multidisciplinar podem atuar no pré e pós-operatório, dentre os benefícios trazidos estão:

- Prevenção de tromboses

- Auxílio na saída do sedentarismo e início de práticas esportivas e atividades físicas

- Reabilitação postural e do assoalho pélvico

- Medicina do sono pré e pós-operatória

Preparada e com profissionais qualificados, a clínica Lifelev se preocupa não só com sua saúde, mas também com seu bem-estar. 

Agende uma avaliação conosco!

Deixe um Comentário